RicardoSchwenck.com

 

Sobre Ricardo    |    Fale Comigo    |   Home

            
Informe farmacêutico- atualização semanal

-   

23/07/2010 - 11h45

Médicos de Harvard não poderão dar palestras para indústria farmacêutica

CLÁUDIA COLLUCCI
DE SÃO PAULO

A partir de 2011, a Faculdade de Medicina de Harvard (EUA), uma das mais prestigiadas do mundo, proibirá seus médicos de dar palestras para a indústria farmacêutica e de equipamentos.

Eles também não poderão aceitar presentes, viagens ou refeições, exceto se isso for autorizado pela faculdade.

No Brasil, o CFM (Conselho Federal de Medicina) já anunciou que os médicos só poderão viajar a congressos com as despesas pagas pela indústria se forem prestar serviço de cunho científico, como dar palestra ou curso.

Os médicos de Harvard terão a permissão de fazer pesquisas patrocinadas pela indústria e de atuar como consultores. Porém, será fixado um limite de US$ 10 mil para os pagamentos de pesquisadores clínicos-incluindo os honorários do profissional.

Também não poderão ter mais do que US$ 30 mil em ações de empresas públicas e estão proibidos de fazer parte de empresas privadas, se os produtos e serviços dessa empresa tiverem relação com a pesquisa do médico.

As novas recomendações foram feitas por um comitê ético da faculdade e aceitas pelo diretor da Faculdade de Medicina de Harvard, Jeffrey Flier. Em comunicado à imprensa, a universidade enfatizou que manterá o relacionamento com a indústria, mas dentro de certos limites.

"A nova política vai enfatizar a transparência e eliminar a influência do marketing, mas não impedirá ou limitará indevidamente as muitas parcerias produtivas que a faculdade possa vir a ter com a indústria."

EDUCAÇÃO MÉDICA

Harvard também vai limitar o patrocínio de cursos de educação continuada pela indústria, a exemplo do que já fizeram outras universidades, como a de Michigan.

O financiamento só será aceito se existirem vários patrocinadores e nenhuma entidade corporativa que forneça mais da metade do montante total.

 

   
   
Home    |    Products    |    Services    |    Sobre Ricardo    |    Fale Comigo
.